8 de janeiro de 2012

PJ na Festa da Sagrada Família


Hoje a Comunidade Sagrada Família estava em festa. E o grupo de Jovens da casa - o J.C.C. (Juventude Com Cristo) estava animado, animação está que também veio dos pejoteiros presentes.

Na procissão houveram três paradas e três reflexões sobre situações que atrapalham as famílias, como a Violênica contra a mulher, as más influências dos meios de comunicação e os vícios.

Convidados a refletir o tema, a Pastoral da Juventude trouxe à discussão os desafios que as más influências dos meios de comunicação trazem a família. O texto é de Emilly Brito (Coord.paroquial PJ) e a porta-voz foi a Carolina Rabelo (JUSC)

Pare e pense:


Atualmente, os meios de comunicação de massa, como o jornal, o rádio, internet e a televisão, invadiram praticamente todos os lares e exercem uma grande influência no modo de viver e pensar de adultos e crianças.

Influência está que certas vezes criam distâncias entre as família.
A mídia impõe, regula e nada dinamiza a convivência familiar.
E quando a TV fala mais que a mãe? Quando dita o ‘Faça’ quando a mãe aconselha pelo ‘Espere’. A família já não é mais o centro da casa, é a TV, plena e única no horário nobre.Faltam-nos espaços para os momentos em família, mas não perdemos as novelas.
Mas sabemos e como sabemos que os meios de comunicação só agilizam a informação. Quebra limites.
Limites? Talvez o limite da paciência. O limite do carinho. As antigas rodas de amigos viraram salas de bate papo on linne. Esqueceram do valor do abraço, do olhar nos olhos.
A mas tudo bem porque a Internet derruba fronteiras. Sim, conversamos fácil com alguém do outro lado do mundo. Pena que ao mesmo tempo construímos muro em casa e fica tão difícil um diálogo.
Isso que estamos tendo de comunicação?
Como se aprende o equilíbrio diante da mídia gritando a todo o momento que é legal quem fizer igual ao esquema. É legal estar conectado com o mundo, esquece família, mas mantenha-se na moda, assista tudo, compre, use.
Mais e a nossa família onde entra?
A benção ao dormir e ao acordar se esqueceu?
Uma simples conversa de como foi seu dia, participar a vida um do outros.
Os meios de comunicação estão aí para ajudar, sim. Mas que não nos deixemos nos dominar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário