Carisma


“Tornando-nos migrantes com os migrantes” estamos presentes, em nome da Igreja, nas situações em que a comunhão, a universalidade, o ecumenismo, a fraternidade e a dignidade são um desafio permanente à fé e à solidariedade. Queremos ser sinal do amor de Deus, valorizando as diferenças, no meio dos êxodos e exílios dos homens e mulheres de hoje.




"Levai onde quer que esteja um migrante 
o conforto da fé e o sorriso da pátria."
        Scalabrini



Viver e testemunhar a face do Cristo Peregrino é a principal missão da família carlista-scalabriniana. Nosso ser e agir busca assemelhar-se ao de Cristo vivo em cada migrante e quer ser amado e recebido em nossa casa como hóspede.

Em Mateus 25,35, está o fundamento da nossa espiritualidade carlista-scalabriniana. Jesus mesmo nos ensina o jeito mais humano e digno de cuidar do migrante quando diz: "...eu estava com fome, e me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa".

Essas palavras são um forte apelo e um desafio constante, para acolher todo aquele que chega e acompanhar aquele que parte.

Nossa espiritualidade é a do caminho. Somos desafiados a caminhar lado a lado com Jesus Peregrino, contemplando de forma consciente suas atitudes e gestos de acolhida.

Ele abraça as crianças, perdoa a pecadora, vai em busca da ovelha que se perdeu e diz que precisamos fazer o mesmo que Ele fez.

Sem ter um lugar para reclinar a própria cabeça, Jesus Peregrino partia, para evangelizar, fazer o bem, curar, contagiando as pessoas com seu jeito manso, justo e humilde de ser. Parece não cansar de caminhar na poeira das estradas, atravessando vales, rios, mares. Está sempre em movimento. É um Deus itinerante que se compadece com o sofrimento daqueles que andam esquecidos nas encruzilhadas do mundo.

Caminha com os discípulos de Emaús, aproxima-se deles e revela a felicidade completa na partilha do pão. Jesus é o modelo de migrante. Por isso diz com autoridade: todas as vezes que você acolher um estrangeiro em sua casa é a mim que estará acolhendo. Quando não acolhemos, nós ignoramos e rejeitamos o próprio Jesus Cristo, que se faz presente no migrante.

O rosto de Jesus Cristo Peregrino é cativante. Fala de esperança. Ensina que não podemos ficar presos ao provisório. Mostra que nossos pés precisam estar em marcha constante, acolhendo o Deus itinerante que está estampado em cada rosto humano.

Jesus Cristo Migrante, razão e fundamento de nossa espiritualidade, ainda pequeno, vive a experiência de migrante. Recém-nascido, é exilado ao Egito, forçado a migrar com seus pais, porque Herodes quer matá-lo. Partem para proteger a vida de Jesus.

Toda sua existência é uma itinerância, tendo em vista a libertação e o resgate da dignidade humana. Jesus caminha muito: atravessa rios, cruza vales, sobe e desce montanhas.

Com Ele caminham seus discípulos, vivendo uma experiência de migração. Também nós, seguindo os passos de Jesus, precisamos nos tomar migrantes em busca de vida digna para os retirantes e refugiados.