6 de outubro de 2009

Ágape 14 anos - Apaixone-se!

No último domingo, dia 04 de Setembro, houve umam Missa comemorativa de nada mais nada menos que 14 anos de caminhada do grupo de jovens - ÁGAPE (Comunidade São Paulo Apóstolo).
Imaginem só quantas histórias, quantos jovens não passaram por lá e fizeram parte desta trajetória.
Com o tema Apaixone-se, foi impossível não se emocionar com tal data importante.
Foram exibidos vídeos e fotos das pessoas que acreditaram, amaram e se uniram pra fazer do Ágape, um verdadeiro ''amor de Cristo''.
Os demais grupos da Paróquia estavam também presentes na celebração, e desde já fica o agradecimento à todos que compareçam!







A Rafaela - que faz parte de tudo isso, conta a linda história desse grupo:



"O Grupo Ágape surgiu em 8 de outubro de 1995.
Era um grupo de Crisma, a catequista era a D. Amacilis, ela repetia todos os domingos que não podia morrer sem ver um grupo na Comunidade São Paulo.Os crismandos fugiam, vários encontros foram marcados e não dava certo, mas na persistência o grupo aceitou o primeiro encontro que contou com a presença do Pe.Paolo Parise e assim teve início.
Nós éramos os menores em tamanho e em idade, mas sempre foi um grupo valente, responsável e briguento, no bom e no "nem tão bom" sentido, mas foi assim que conquistamos um espaço na Comunidade.
-
Na Paróquia foi mais difícil, mas um anjo foi colocado no nosso caminho: Pe. Gian Carlo, ele não sabia( talvez até soubesse, mas não por nós) os medos, inseguranças e vontades de fugir que o grupo tinha, mas todas as vezes que ia na comunidade colocava o grupo em oração na Ave Maria, pedia pela nossa força e perseverança.
A gente prometia que não iríamos fazer mais nada e o telefone tocava com ele pedindo algo, era tanta confiança que ninguém tinha coragem de dizer não. Até quando ele foi para a Itália para cuidar da saúde mandava cartões postais dizendo estar rezando por nós e pedindo que fizéssemos o mesmo. Foi assim que ele deu ao grupo uma missão: receber o Pe. Adilar e colocá-lo a par das atividades da juventude paroquial, neste momento o Ágape estava com 5 anos, tinha se renovado e ganhou no novo padre um grande amigo. Deste trabalho surgiu a coordenação paroquial da juventude, que até então era função somente do sacerdote e toda vez que havia uma troca, tudo acabava e tinha que recomeçar.
-
Foi o Pe. Adilar que disse ao grupo no sexto aniversário que não queria mais ouvir essa história de acabar com o grupo: "- Tem um probleminha, vamos cabar - Outro, vamos acabar - Gente, força!!! Não vamos mais falar em acabar com o grupo não"Foi em 2000 também que o time feminino de futebol foi campeão no futebol, com a Karina Paixão artilheira do time.
-
Apesar da renovação os primeiros participantes se mantinham no grupo o que começou a mudar entre 2001 e 2002, quando a Elaine assumiu a coordenação e eu fui para o Crisma.Eu, filha do grupo de jovens, levei comigo aquilo que aprendi e trazia eles sempre para perto, assim conseguimos uma grande sintonia Crisma - PJ.
Sempre fomos muito companheiros do grupo Messe, da comunidade Bom Jesus dos Passos, acompanhamos o crescimento do JPC( São Judas) e vimos tantos outros começarem e por mil motivos não irem adiante.
Quando a pastoral da juventude/ Escalabriniana estava finalmente se estruturando outros grupos foram surgindo e criando força.Nesta época tinhámos uma forte assessoria liderada pelo Sr. Paixão e pelo Roberto, a coordenação paroquial era da Ju e do Nathan e no Ágape a Elaine e o Rafael tentavam conquistar o meu grupo de Crisma, este que mudaria a história do grupo.
-
Eu tinha 20 crismandos alegres e desconfiados, um deles gêmeo identico de outro, o que eu e todo mundo demoramos para descobrir, e identificar quem era quem. O que até hoje eu brinco como o Jonatha que crismou primeiro, sem o irmão. Tinha também o Felipe, que com toda sua espiritualidade e carisma conquistou a todos, hoje amigos que rezam juntos para que ele siga firma na escolha vocacional que fez.
-
A festa de 10 anos do Ágape, com uma camiseta ideia do Pe. Alceu dizia: ÁGAPE 10 ANOS, EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA! Reuniu na comunidade, numa bonita festa todas as gerações, naquela noite o Pe. Alceu disse aos jovens que " participar de um grupo de jovens nos torna diferentes, nos ensina a conviver em grupo e ver o mundo diferente, que se o jovem conseguir aprender um pouco que seja, sua participação não foi em vão.
Eu voltaria ao Ágape em 2006, por um convite do meu crismado gêmeo: o Jonatha e do então coordenador Roger para assessora-los. Era tudo muito diferente, eu os conhecia do Crisma, mas não como grupo e tive a oportunidade de estar com eles até o final de 2008, num novo momento de aprendizado.Em 2007, o Jeferson assumiu a responsabilidade de coordenar o grupo, e como é bonito vê-lo lá: essa paixão, esse Ágape que ele vive todos os dias, uma mistura de cumplicidade, doação e fé na juventude, no trabalho na luta. Claro que tudo isso o levaria a coordenação paroquial, mas como eu fiz, ele faz igual: não larga o seu grupo.
-
É injusto por nomes, porque com certeza esqueci alguém, me perdoem desde já, mas são não se pode passar essa história sem falar em tantos nomes: Rita, Anna, Cida e Suzi. Erik, Eduardo, Wanderley, Rodrigo, Ricardo, Wágner, Paulinho, Walton, Alex, Anderson, Renilma, Ricardo, Renata, Cintia, Clésia e Clésio. Na geração 2000, personagens que não se esquecem: Tathiana, Elaine, Karina, Andrea, Carlinhos Ki-suco, Filipe, Denizinha, Roseli, Rafael, Karina Longhi, Michele...Os meus crismados( lindos): Thiago, Sr. Paixão, Carol, Paty, Jonatha, Felipe, Roberto, Ademar, Juliana Vilarinho...Os que chegaram depois disso, vindos da amizade e do carisma: Vivian, Jeferson, Ananda, Suelen, Michele, Maurício, Juliana, Andreza, Andressa, Keu, Rosiane, Dani, K-lango, Stéfanny, Smigo, Kelly e todos os outros...Muitos que se apaixonaram, num grande amor correspondido por todos: Tuiu( Anderson - atual coordenador), Nathan e Juliana.Pessoas da comunidade que sempre foram incríveis: além da D. Amacilis que nem se precisaria dizer, D. Cida mãe do Rafa e da Elaine, D. Cida hoje nossa coordenadora, A Fátima mão para toda obra, Gilson, Sr. Paixão, Dita, Neth, Arnaldo, Sr. Nivaldo... pais e mães de todo mundo numa forma geral.Sem falar nos sacerdotes que nos ajudaram a trilhar esse caminho e nos acompanharam: Pe. Paolo, Pe. Gian, Pe. Cesari, Pe. Adilar, Pe. Luiz, Pe. Natal, Pe. Alceu, Pe. José Renato e agora o Pe. Antenor.
-
Eu hoje escrevi este depoimento para dizer que valeu a pena porque eu ganhei uma enorme família, além de amigos que nunca vão se separar de mim, não vejo minha vida sem a Suzi por exemplo, eu a conheci na capela, são 14 anos. Nem por isso a Denizinha é menos importante, como a Renilma, a Elaine e a Tathi. É muito gostoso encontrar um crismado e ganhar um super abraço renovador.Também é muito, muito bom ver o Ágape ir em frente. Saber que quem chega quer aprender e aprende também a passar, ensinar a história e deixá-la seguir com novos personagens no futuro.Soube que as meninas da geração Ágape 10 anos querem dançar valsa nos 15 anos." QUANDO VOCÊ ACHA QUE SABE AS RESPOSTAS , ALGUÉM MUDA AS PERGUNTAS" por isso é tão apaixonante estar perto do grupo de jovens, seja nele, coordenando a paróquia, assessorando ou como amiga, afinal a camisa que eles tem hoje diz: SEMPRE ÁGAPE - 100%. "
-


PARABÉNS
GRUPO
ÁGAPE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário