21 de setembro de 2009

Pai dos Migrantes


Bem-aventurado Pai e Apóstolo dos Migrantes
-
-
Dom João Batista Scalabrini, bispo de Piacenza ­ Itália, Fundador das congregações Scalabrinianas, desenvolveu muitas atividades pastorais, mais foi sua preocupação com os migrantes que mais o diferenciou dos demais bispos da época. Sua sensibilidade com o drama vivido pelas famílias migrantes, não pode ser separado de sua preocupação com os mais pobres dentro da própria Itália.
-
Sendo fato conhecido sua predileção pastoral pelos que estavam presos, os doentes e os surdos-mudos.Para Dom Scalabrini, era tarefa da Igreja intervir junto ao Estado e os grupos políticos, sempre que estivesse em jogo o interesse dos pobres.
-
Ele dizia em sua carta pastoral de 1882 à diocese de Piacenza, que era "preciso participar da vida pública, servindo-se de todos os meios lícitos, para o triunfo da verdade e da justiça".
Esta disponibilidade e abertura às novas questões sociais o levaram a aproximar-se do drama dos migrantes, e ao mesmo tempo colocar-se em movimento para servir ao povo.
Numa carta pastoral de 1891 ele faz uma afirmação que até hoje nos lança à missão: " Devemos sair do templo, se quisermos exercer uma ação salutar dentro do templo!"
-
Suas palavras refletem atitudes pastorais e um profundo amor aos pobres. Por isto, em repetidas ocasiões Dom Scalabrini visitou as paróquias de sua diocese, apoiou a formação de Associações de Trabalhadores, Círculos Operários, Caixas Rurais, Caixas de Poupança, Sociedades de Mútuo Socorro e de Seguros, Cooperativas de Consumo; além de sua presença marcante no acompanhamento da catequese, pastoral da saúde etc.
-
Na busca de respostas adequadas ao sofrimento dos migrantes, são inúmeras as formas de intervenção de Dom Scalabrini: publicações, propostas de lei sobre a emigração italiana, a fundação da Congregação dos Missionários de São Carlos (1887), a criação da Sociedade São Rafael (um movimento leigo a serviço dos migrantes), a fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (1895), a concessão do reconhecimento diocesano às Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração e o seu envio para o trabalho com os emigrantes italianos do Brasil (1900).
-
Para conhecer a situação em que viviam os emigrantes italianos, Dom Scalabrini, mesmo enfermo e com 62 anos, viaja entre 1901 a 1904, aos Estados Unidos, Brasil e Argentina. Nestas viagens fez questão de ir a cada lugar em que houvessem comunidades de emigrantes italianos, não importando as dificuldades que isto acarretasse. Seu empenho fortaleceu os emigrantes, mas também consolidou as obras iniciadas por padres e irmãs missionárias de São Carlos.
-
Numa carta de 1901 ao Papa Leão XIII, encontramos uma avaliação do trabalho realizado. Neste texto Dom Scalabrini fala de suas motivações e da esperança:" Se olho para as obras realizadas por entre não poucas dificuldades, tenho grandes motivos de me alegrar no Senhor: mas se, com o pensamento, penetro na profundidade do meu espírito, não vejo senão matéria de remorso pelo muito que não fiz, ou que não fiz bem. De uma coisa, porém, posso assegurar-vos, Beatíssimo Padre: em todas as circunstâncias jamais tive em mira senão a glória de Deus e a salvação das almas a mim confiadas.
-
"Seu profetismo, sua caridade, seu amor pelos migrantes e seus ensinamentos nos dão o exemplo de um bispo santo e modelo para nossos dias. Faleceu em 1º de junho de 1905. Foi beatificado com o título de Pai dos Migrantes pelo Papa João Paulo II em 9 de novembro de 1997.
-
-
-
COMO SCALABRINI FOI DEFINIDO POR ALGUNS PAPAS
"Apóstolo do Catecismo" (Pio IX)
"O Embaixador dos Migrantes" (Leão XIII)
"Pai e guia seguro dos migrantes (João Paulo II)
-
-
-
ALGUMAS CONVICÇÕES DE SCALABRINI
"Duas coisa admiro no céu e na terra: no céu, a potência do criador; na terra, a potência da oração."
"Sinto a necessidade de colocar-me de joelhos diante do mundo para implorar-lhe, como grande favor, a licença de fazer-lhe o bem."
"O mundo anda depressa e nós não podemos ficar atrás."
"Para o migrante, pátria é a terra que lhe dá o pão."
-
-
-
ORAÇÃO
Ó Senhor Jesus Cristo, obrigado por terdes dado à vossa Igreja o Bem-aventurado João Batista Scalabrini, apóstolo da catequese e mensageiro da Palavra, pai dos migrantes e desamparados, filho devoto de Maria e da Eucaristia, Pastor da Caridade.A exemplo de Scalabrini, dai-me "olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e inspirai-me palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos".Enviai à vossa Igreja novos missionários e missionárias para que continuem ajudando aos migrantes, aos peregrinos e aos mais necessitados. Fazei sentir vossa presença consoladora junto aos que sofrem e a todas as pessoas de boa vontade.Ó Senhor Jesus Cristo, pela poderosa intercessão do Bem-aventura do João Batista Scalabrini, dai-me a graça de ... Isto vos peço com confiança filial, a Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo.
- Amém.
-
-
-
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário